Decálogo para uma vida saudável

Decálogo para uma vida saudável

Levar um estilo de vida saudável, como você já ouviu e leu em mais de uma ocasião, é a chave para viver mais e melhor. Trata-se de seguir uma série de hábitos para cuidar do seu corpo, mas também para levar em conta alguns indicadores que nos alertam que é hora de prevenir e ir a um especialista. Na Fundação San Rafael, preparamos um decálogo com as principais recomendações para uma vida saudável:

Comida: Coma de forma equilibrada, variada, suficiente e de qualidade. Frutas, legumes, legumes, peixe, azeite extra-virgem, carnes brancas, cereais integrais e produtos lácteos desnatados devem ser a base da sua dieta diária. Você também deve reduzir o consumo de alimentos pré-cozidos, salgados, salsichas, manteigas, margarinas, refrigerantes e carnes vermelhas.
Exercício físico: Dedicar pelo menos 30 minutos por dia ou 150 minutos por semana. Você tem muitas maneiras de fazer atividade física: andar, dançar, correr, andar de bicicleta, tênis … Mas sempre seja divertido.
Tabaco: Não fume, não permita. Qualquer número de cigarros que você fuma por dia supõe aumentar o risco de uma enorme quantidade de patologias como infartos do miocárdio, derrame, câncer, etc. Deixe isso agora!
Álcool: A Organização Mundial de Saúde recomenda não exceder duas medidas de álcool por dia em homens e uma em mulheres. No entanto, o melhor conselho é que você desista, não contribua com nada positivo e sim muitas calorias vazias, além de ser outra importante fonte de doenças.
Peso e Gordura Abdominal: Meça o seu Índice de Massa Corporal (divida o seu peso em quilos entre a sua altura em metros quadrados). Conforme indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), se o resultado for maior que 25 kg / m², considera-se sobrepeso. Acima de 30 kg / m² é a obesidade. Por outro lado, meça seu perímetro abdominal no nível do umbigo. Nas mulheres deve ser inferior a 88 cm e nos homens deve ser de 102 cm. Valores mais altos implicam em aumento significativo do risco cardiovascular.

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Pressão arterial: Se você é uma pessoa saudável, é suficiente realizar uma verificação anual e verificar se você tem uma pressão arterial menor que 140/90 mmHg. Se você está acima, recomendamos que você vá ao seu médico e siga as instruções. Em qualquer caso, reduza sua ingestão de sal para no máximo 5 gramas por dia.
Colesterol e glicose: Estes são dois fatores relevantes do risco cardiovascular. Se depois de analisar o jejum, seus números são acima de 200 mg / dL colesterol total, ou o seu ‘mau’ colesterol (LDL-colesterol) é maior do que 130 mg / dl e 110 mg / dl de glicose, você deve consultar com um especialista.
Água: Pelo menos você deve consumir 2 litros de líquido por dia, de preferência água (também infusões, leite desnatado e caldos nutritivos não gordurosos). Evite sucos açucarados, refrigerantes e álcool.
Estresse: Aprenda a controlar seu estresse e ansiedade. Aposte-se para melhorar sua vida social e ter um sono reparador. O sono ineficiente é uma causa de sobrepeso, obesidade e estresse.
Verifique sua saúde: Prevenir é melhor do que remediar, porque agir no horário garante melhores resultados.

Fonte: https://www.valpopular.com/cromofina-funciona/

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